domingo, 27 de novembro de 2011

ACABAR COM OS MITOS - O PAPEL TEM UMA GRANDE PEGADA DE CARBONO


A PRODUÇÃO DE 200KG DE PAPEL, A QUANTIDADE MÉDIA QUE CADA UM DE NÓS UTILIZA TODOS OS ANOS, GERA EMISSÕES ENTRE 130-250KG DE CO2, DEPENDENDO DA FONTE DE ENERGIA. ISTO É COMPARÁVEL A MUITAS OUTRAS ACTIVIDADES DE PEQUENA ESCALA E É QUASE EQUIVALENTE AO CO2 PRODUZIDO DURANTE UM ANO POR UM CARRO FAMILIAR QUE PERCORRA UMA DISTÂNCIA DE CERCA DE 960KM (6).
POR OUTRO LADO, 220 KG DE PAPEL TÊ RETIDO UMA QUANTIDADE DE CARBONO QUE PODE EQUIVALER A 240-300KG DE CO2 FIXADO ATRAVÉS DA FOTOSSÍNTESE.

A principal matéria-prima do papel, as árvores, é um amplo armazém de carbono e o principais fixadores de dióxido de carbono da atmosfera. É difícil comparar a pegada de carbono exacta de todas as classes de papel pois depende da forma como o papel é fabricado e da fonte de energia utilizada na produção. A energia nuclear, hidráulica, eólica, geotérmica ou com origem na biomassa, utilizadas por alguns países produtores de papel, e possuem baixos níveis de carbono, enquanto os combustíveis fósseis possuem elevados níveis de emissões de dióxido de carbono.

“Uma floresta gerida de forma sustentável pode ser relativamente neutra em termos de variações anuais de carbono se a extracção de madeira for contrabalançada com o crescimento ou a re-florestação".
The Sustainable Procurement of wood & Paper products: An introduction. www.sustainableforestprods.org

A indústria europeia da pasta e do papel reduziu as emissões de CO2 por tonelada de papel produzido em 42%, comparativamente com 1990.

Investigações levadas a cabo pela indústria indicam que o correio é responsável por 0,1% do total das emissões domésticas de CO2 da Europa. Os 3,5kg de CO2 emitidos em Portugal pelo consumo postal equivalem a:
Uma viagem de carro de 17.5 km
1,5 minutos de um voo transatlântico.
EMIP, The Facts of our Value Chain, 2008


Definição: A pegada de carbono consiste na medida do impacto das actividades humanas no meio-ambiente em termos da quantidade de CO2 e outros gases com efeito de estufa libertada na atmosfera, que provem do fabrico e distribuição de um produto ou serviço.

Num mundo multimédia, a comunicação em papel pode ser a forma mais sustentável de comunicar.
"Em 2006, o consumo de energia eléctrica pelos servidores e datacenters em alguns países europeus (15EU+Suiça) foi mais de 51.000 Gwh/ano - um valor mais elevado do que o total de ebergia consumida por Portugal em 2008."

The Eficient Servers Consortium, Outubro 2008
Um email com um anexo de 400kb enviado a 20 pessoas é o quivalente a ter uma lâmpada de 100 watts ligada durante 30 minutos.
Tomando como exemplo o Reino Unido, metade das suas necessidades energéticas podem vir a ser necessárias para alimentar computadores portáteis e pessoais nos próximos 10 anos.

“Globalmente, estima-se que a produção florestal individual resultará na absorção de 1 mil milhões de toneladas de CO2 por ano".
Australian Paper Industry Association (APIA)


"Ler um jornal pode consumir 20% menos de carbono do que visionar as notícias online”.

Sem comentários: