
AS PESSOAS PENSAM, ERRADAMENTE, QUE O FABRICO DE PAPEL É UM CONSUMIDOR VORAZ DE ENERGIA. NO ENTANTO, INVESTIGUE MELHOR E DESCOBRIRÁ ALGUMAS PEQUENAS E SURPREENDENTES ESTATÍSTICAS SOBRE PAPEL E ENERGIA...
Enquanto indústria, o fabrico de papel é um compromisso de grande escala e, como tal, esperar-se-ia que desse origem a algumas estatísticas preocupantes. Não dá. Em média, são necessários 500 quilowatt-hora (kWh) de electricidade para produzir 200kg de papel, a quantidade média de papel que cada europeu consome por ano.
A indústria do papel é um dos maiores utilizadores de energia renovável e com baixos níveis de emissão de carbono, sendo que mais de metade da energia utilizada para fabricar papel na Europa provém de fontes renováveis.
"A indústria de pasta e papel é o maior impulsionador da bioenergia na Europa. 52% da energia utilizada na indústria tem por base a biomassa e o sector é responsável por 27% da produção total de energia de biomassa da UE”.
CEPI Paper Online 2010
O que é a energia de biomassa?
A energia de biomassa é obtida pela indústria de pasta e papel através da combustão de desperdícios florestais e subprodutos do processo de fabrico da pasta, que são utilizados durante próprio processo de fabrico. É frequente produzir-se calor e energia em excesso, os quais são depois vendidos à rede ou utilizados pela comunidade local. Utilizar a madeira para papel em primeiro lugar e, em último, para energia, gera quatro vezes mais valor.
Qual é a diferença entre biomassa e combustíveis fósseis?
A biomassa retira, através da fotossíntese, o carbono da atmosfera quando está em crescimento e devolve-o quando é queimado. Gerida de forma sustentável, a biomassa não adiciona carbono fóssil à atmosfera e permite a não utilização de combústiveis fósseis para a produção de energia.
"Em Portugal, a biomassa representa 74% dos combustíveis consumidos pela Indústria de pasta e papel. Em 2009, este sector manteve-se excedentário em termos energéticos fornecendo à rede nacional cerca de 200 milhões de quilowatt-hora"
Celpa, 2010
Acha que 500 quilowatt-hora e 200kg de papel, a quantidade média que cada um de nós utiliza todos os anos, soa a muito? É o equivalente a:
_ Ter um computador ligado ininterruptamente durante cinco meses
_ Ter uma lâmpada de 60 watts ligada ininterruptamente durante um ano
_ A energia consumida num lar comum em que os equipamentos electrónicos são deixados em stand-by durante um ano
Paper & The Environment, ATS Consulting Agosto de 2007
CEPI, Forest Fact Sheet, 2008
Sem comentários:
Enviar um comentário