sexta-feira, 11 de julho de 2008

Investimento no Brasil sem impacto nas acções da Portucel

A possibilidade da Portucel avançar com um investimento na região do Mato Grosso do Sul, no Brasil, tem um impacto “neutral” para a empresa, de acordo com a equipa de “research” do BPI, que adianta que a empresa ainda está a considerar várias possibilidades.

De acordo com uma notícia hoje divulgada pelo “Jornal de Negócios”, o projecto está a ser estudado pela empresa e alguns órgãos de comunicação social brasileiros avançam mesmo com uma previsão de investimento de dois mil milhões de dólares (1,27 mil milhões de euros) na instalação de uma nova fábrica do grupo na região.

O BPI refere que a Portucel pretende construir uma fábrica de celulose de eucalipto no Hemisfério Sul a médio prazo, logo “a companhia está a estudar várias localizações possíveis e o Uruguai foi apontado como uma das melhores possibilidades”.

“Nós vemos alguma dificuldade em estabelecer uma fábrica de celulose do eucalipto maior no estado de Mato Grosso do Sul, sobretudo por causa de razões logísticas”, adiantou o banco de investimento. A nota de “research” lembra ainda que uma fábrica no estado de Mato Grosso ficaria próxima “da fronteira da Bolívia e do Paraguai e não tem acesso directo ao mar, o que limita a capacidade exportadora” de um investimento potencial na região.

Pelo lado positivo, a nota salienta que o local tem uma base florestal significativa, “o que pode ser uma fonte alternativa de madeira de eucalipto para a Portucel”.

Sem comentários: