sexta-feira, 11 de julho de 2008

Portucel estuda viabilidade de investimento no Brasil


A Portucel está a estudar a viabilidade de um investimento na região do Mato Grosso do Sul, Brasil, depois de, na semana passada, representantes da empresa se terem reunido com o governador da região, André Puccinelli, na sequência do convite do governante durante uma visita a Portugal.

Órgãos de comunicação social brasileiros avançam com uma previsão de investimento de dois mil milhões de dólares (1,27 mil milhões de euros) na instalação de uma nova fábrica do grupo na região.

Contactada pelo Jornal de Negócios, fonte oficial da empresa de pasta e papel confirmou que este encontro se realizou na sequência de um convite do governador "com o objectivo de analisar a viabilidade do desenvolvimento de estudos que permitam avaliar a possibilidade de concretização de um eventual investimento do grupo na região".

A mesma fonte acrescentou que a companhia tem vindo a estudar oportunidades de investimento em Portugal e noutros mercados, "procurando reunir as melhores condições para a concretização desses investimentos".

Vários 'sites' brasileiros avançaram esta notícia na semana passada. O "Painel Florestal" chega a citar o director-geral da Raiz, Instituto de Investigação da Floresta e do Papel, do qual a Portucel é participante maioritário, Serafim Tavares, que se demonstrou agradado com o modo profissional como foram desenvolvidas as conversações.

"Verifiquei que houve um trabalho preparativo da reunião muito bem feito, procurando responder às nossas questões", afirmou Serafim Tavares ao referido 'site'.

O mesmo responsável esclareceu, ainda, que a Portucel prevê fazer de dois a três novos investimentos fora de Portugal, sendo o Brasil visto como "uma grande possibilidade". Neste país, o Mato Grosso do Sul pode ser a localização eleita pela empresa liderada por Pedro Queiroz Pereira, no caso de os estudos desenvolvidos confirmarem as condições requeridas pela companhia.

Outro 'site' brasileiro, "Campo Grande News", acrescenta que este encontro foi o segundo contacto entre o governador André Puccinelli e representantes da empresa de pasta e papel portuguesa. O primeiro contacto, segundo aquele 'site', foi desenvolvido em Maio no Japão. O governador do Mato Grosso do Sul explicou, também, a este órgão de comunicação que o Mato Grosso do Sul disputava o investimento da Portucel com a região da Bahia.

Os meios de comunicação social brasileiros que, na passada quarta-feira, noticiaram este encontro chegam mesmo a avançar valores relativos às estimativas de investimento da Portucel na região. A companhia estima investir cerca de dois mil milhões de dólares (1,27 mil milhões de euros), numa primeira fase, num projecto com capacidade de produção de um milhão de toneladas por ano.

Sem comentários: