quarta-feira, 10 de outubro de 2007

LETRA E (GLOSSÁRIO TIPOGRÁFICO)


Ectipografia - Arte de gravar em relevo com água forte.

Electrografia - Arte de gravar da qual se emprega directamente a acção da electricidade

Encadernação - Arte de unir em volume as folhas de um livro para facilitar o seu uso. Na Idade Média , a encadernação, era de manufactura monástica e frades escolhidos exerciam o ofício de encadernador. As primeiras encadernações que se fizeram em Portugal, eram em tábuas cobertas de prata, com figuras trabalhadas, e em tábuas cobertas forradas em pele, com chapas da bronze. A encadernação portuguesa atingiu a máxima sumptuosidade no sec. XVIII.

Entrelinhar - Espaçar a composição por meio de regretas que se põem entre as linhas, para a tornar menos compacta e de melhor leitura. A composição entrelinhada dá sempre à página mais claridade e beleza artistica.

Entrelinhas - Tiras de metal-tipo de várias dimensões e mais baixos que os caracteres.

Envernizar - Dar uma camada de verniz especial como preparo final de um livro.

Escariar - Vazar com o escariador os claros dos clichés

Espaços - Peças de metal-tipo fundidos no corpo da letra, mas mais baixos e com diversas grossuras, que servem para separar as palavras e justificar as linhas.

Espacejar - Meter espaços entre as palavras.

Espargir - Espalhar cuidadosamente pequenas gotas de tinta na superfície a ornamentar.

Espátula - Instrumento de ferro com que se tira a tinta das latas, se mescla com outras ou adicionais e se espalha no tinteiro.

Esteriotipia - A Arte de fundir páginas para a impressão daquelas obras de que se devem fazer várias edições e cujo molde da matriz foi tirado sobre a composição de caracteres móveis, em gesso ou mais modernamente em papel - pasta especial. Antes do aparecimento do offset, a esteriotipia era uma enorme vantagem para as indústrias tipográficas, porque evitava o amassamento dos carácteres soltos.

Sem comentários: