segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Há 80 anos que cumprimos com o nosso papel!!!


TEXTO DE IVO CERVAN DIRECTOR COMERCIAL DE ALMEIDA & NEVES (GUIMARÃES) , POR OCASIÃO DOS 80 ANOS DE ALMEIDA E NEVES GUIMARÃES


Temos memória mais do que saudade


Servimo-nos das datas para nos referenciarmos no tempo. Contextualizando-nos num determinado espaço tentamos tornar o tempo palpável ao comemorar determinado aniversário, fazendo, de imediato, uma reflexão sobre o passado e traçando novos objectivos para o futuro. Afirmamos que temos memória porque este é um estado de espírito amigo do futuro, enquanto a saudade leva-nos “ oh tempo volta para trás”, à vizinhança da inacção, e não dispõe do espírito de luta com que só a memória nos consegue aconchegar. Dizem que “Não há memória sem esperança e vice-versa! Não tenho a certeza, mas sei que a esperança é fundamental para quem quer traçar objectivos no futuro.

Ao lembrar os 80 anos da nossa empresa em Guimarães, inserida num grupo familiar com mais duas unidades no Porto, temos que ter a memória de coisas tão simples como a enorme dificuldade que existia há oitenta anos em fazer chegar mercadoria dos fabricantes - neste caso papel - a uma cidade à altura considerada do interior como Guimarães - razão fundamental para mais tarde ter surgido a empresa com o mesmo nome no Porto - coisas tão simples, que no contexto actual de crise, mas com vias de comunicação e outras facilidades incomparáveis, nos devem fazer reflectir sobre que cada época tem os seus obstáculos. Temos que ter a memória que a escolha feita até hoje, foi sempre a do caminho mais difícil; rigor na gestão e prática constante de valores éticos que foram sendo transmitidos a quem tinha que tomar decisões, estes impediram um crescimento rápido e artificial mas cimentaram um crescimento lento mas real! Assim e evocando a memória do meu avô relembro o seu objectivo (agenda 2011) “…fazer uma grande empresa e não uma empresa grande”! A este propósito direi que somos como a maioria de vós, nossos clientes e amigos, uma PME sem estatuto especial (não temos capital de bancos, Estado ou multinacionais), vivemos dos nossos clientes e para os nossos clientes…vivemos do nosso negócio e não mais do que isso, transformamos e distribuímos papel assim como outros materiais ligados à embalagem, de uma forma transparente dizemos quem representamos.
Damos a garantia que se até aqui cumprimos com o nosso papel no futuro o nosso papel será não nos conformarmos, continuarmos a modernizar-nos dando melhores produtos e serviços aos nossos clientes. Durante 2011, remodelamos, totalmente, o exterior do nosso Armazém Geral (4500 m2 cobertos) para em 2012 transferirmos para lá grande parte dos nossos serviços, aumentamos a equipa comercial (ao contrário da tendência do mercado) porque queremos estar ainda mais próximos dos nossos clientes e chegar a novos, ampliamos a nossa oferta de produtos e representações para ir ao encontro das vossas necessidades, investimos em comunicação com a elaboração de uma brochura institucional para que logo no primeiro contacto todos saibam quem somos e o que fazemos.

Caros clientes e amigos, reflictamos… vivemos um tempo em que muitos produtores e muitos distribuidores fecharam, o mercado retraiu-se. Porque não temos vocação para agentes de viagens e como temos memória não vendemos abaixo do preço justo (ás vezes do custo) aliás como penso que a maioria de vós não o fará. Não há milagres, se eles aparecerem e se vos posso dar um conselho….desconfiem! Até porque ainda que, indirectamente, todos mais cedo ou mais tarde acabaremos por pagar!!!
Bom ano e bons negócios!
Com um abraço,
Ivo Cervan
Director Comercial

Sem comentários: