
O pão vem do trigo, o leite das vacas e o papel das árvores.
“A área florestal europeia aumentou quase 17 milhões de hectares nos últimos 20 anos" - um crescimento de área equivalente a 1, 5 milhões de campos de futebol por ano.
Unece, 2010
O papel existe há quase 2000 anos e, ao longo deste tempo, veio a estabelecer-se, indubitavelmente, como o meio de comunicação mais eficaz e versátil existente. Até na actual era digital, com uma vasta gama de meios alternativos à escolha, não existe, perante o conjunto único de qualidades práticas e estéticas do papel, um meio que esteja à sua altura entre as alternativas electrónicas.
Os membros da Two Sides apoiam fortemente:
A produção responsável;
Impressão e design responsáveis;
O consumo responsável;
A eliminação responsável;
Nos últimos anos, as preocupações ambientais tornaram-se prioritárias em quase todas as agendas e têm vindo a influenciar cada vez mais as decisões que tomamos no dia-a-dia. À medida que o debate ambiental foi ganhando um novo ímpeto, também cresceram os mitos e concepções erróneas que sugerem que a indústria do papel é responsável pela desflorestação massiva e que tem um impacto adverso no meio-ambiente. E o facto é que não tem. Como sempre, todos os debates têm dois lados (Two Sides) e o papel tem um lado verde para mostrar. Esta é uma indústria que depende de uma fonte renovável como matéria-prima principal e que se encontra na linha da frente da reciclagem a nível mundial. O objectivo da iniciativa é deitar por terra as concepções erradas em relação ao papel e promover decisões mais informadas e confiantes, bem como a utilização mais responsável do papel como suporte de comunicação único. É difícil imaginar a vida sem papel. Seria certamente aborrecida.
O nosso humor melhora até 29% quando somos expostos a uma sensação táctil positiva.
Royal Mail (Serviços Postais do Reino Unido)
Existem vários papéis fabricados com fibrasvirgens, papéis reciclados, papel de diferentes texturas, cores e pesos obtidos a partir de várias matérias-primas que oferecem uma ampla gama de soluções para as suas necessidades diárias de comunicação. Os múltiplos e ricos atributos do papel não só resistiram à passagem do tempo, mas também evoluíram, a vasta gama de métodos e técnicas de impressão actualmente disponíveis, permitiram dar vida a mensagens, palavras e imagens de uma forma que os meios electrónicos são incapazes de fazer.
Mais de 90% dos media buyers acredita que o público em geral possui fracos conhecimentos sobre o impacto ambiental do papel.
Sondagem da NAPM (Associação de distribuidores de papel do Reino UNnido) a media buyers (responsáveis pela compra dos espaço publicitário) , Julho de 2008
Há quem defenda que todos estes benefícios são ultrapassados pelo elevado número de alegações enganosas sobre as desvantagens para o meio-ambiente; diminuição do tamanho das florestas, consumo excessivo de energia e aterros sobrelotados. Por isso, no que diz respeito ao meio-ambiente, o papel pode parecer mau.
Ao invés, a indústria do papel está a assumir as suas responsabilidades e a investir fortemente em todas as áreas de produção e abastecimento de matérias-primas com o intuito de minimizar o impacte ambiental do sector.
Fontes
UNECE, FAO , The Development of Forest
Resources, 1950-2000 (1)
Confederation of European Paper
Industries (CEPI) forest factsheet, Julho 2008 (2)
Paper and the Environment,
ATS Consulting, Agosto 2007 (3,6)
EEA, The European Environment, State and
Outlook 2005, page 191 of full report (4)
CEPI, Forest Fact Sheet, 2008 (5)
CEPI Sustainability Report, 2009 (7)
BBC , Costing The Earth, Global Warming,
Abril 2009 (8)
DEFRA, Official Municipal Waste Data
for England (9)
European Recovered Paper Council,
Sept 2009 (10)
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