sábado, 29 de outubro de 2011

ACABAR COM OS MITOS - O PAPEL É MAU PARA O MEIO AMBIENTE


O PAPEL É UM PRODUTO NATURAL E RENOVÁVEL E, À MEDIDA QUE AS JOVENS ÁRVORES CRESCEM, ABSORVEM CO2 DA ATMOSFERA. ALÉM DISSO, ENQUANTO PRODUTO COM ORIGEM NA MADEIRA, O PAPEL TAMBÉM CONTINUA A ARMAZENAR CARBONO AO LONGO DA SUA EXISTÊNCIA. UMA FLORESTA BEM GERIDA, UTILIZADA E PLANTADA ABSORVE MAIS DIÓXIDO DE CARBONO DO QUE UMA FLORESTA MADURA FORMADA POR ÁRVORES MAIS VELHAS.

A indústria do papel possui uma série de programas de certificação respeitados que garantem que o papel que utiliza provém de uma fonte florestal sustentável. Actualmente, existem cerca de 30 programas, mas os dois principais processos auditáveis de certificação são o Forest Stewardship Council (FSC) e o Program for the Endorsement of Forest Certification Schemes(PEFC).
São muito poucas as florestas mundiais que possuem certificações formais, mas a Two Sides apoia activamente os programas de certificação e acredita que estes ajudam a renovar a confiança dos consumidores.

“A quantidade de carbono armazenado em produtos florestaus equivale a 540 milhões de toneladas de CO2 todos os anos."
NCASI, Special Report Dezembro 2007
“A área florestal portuguesa gerida directamente pela Indústria de pasta e de papel, detém na sua esmagadora maioria certificação florestal FSC e/ou PEFC"
Celpa, 2010
FSC (Forest Stewardship Council).

O FSC define padrões globais de gestão florestal que visam um equilíbrio de aspectos ambientais, sociais e económicos. O bem-estar das comunidades e ecossistemas florestais é tão importante quanto a replantação capaz de garantir o futuro das florestas mundiais. O sistema do FSC também proporciona uma forma de rastrear os produtos florestais através da certificação de cadeia de responsabilidade (Chain of Custody, CoC), de avaliação independente. Este sistema cobre todas as etapas de processamento, conversão, distribuição e impressão antes de o produto poder exibir a marca do FSC.


PEFC (Program for the Endorsement of Forest Certification Schemes)

O Conselho do PEFC é uma organização independente, sem fins lucrativos e não-governamental fundada em 1999. A certificação de cadeia de responsabilidade (CoC) do PEFC consiste num mecanismo que permite rastrear material certificado da floresta até ao produto final, de forma a garantir que a madeira, a fibra lenhosa e os produtos florestais não-madeireiros contidos no produto ou na linha do produto possam ser identificados como sendo provenientes de florestas certificadas.
A produção responsável de madeira, pasta e papel ajuda a garantir a saúde e o crescimento das florestas.

Sem comentários: