
A Portucel registou uma queda de 14% nos lucros de 2008, mas a empresa propôs um aumento ligeiro nos dividendos a entregar aos accionistas. A empresa de pasta e papel vai distribuir 80,58 milhões de euros, o que representa 61% dos resultados líquidos obtidos.
De acordo com a proposta de distribuição de resultados de 2008, que a empresa vai legar à assembleia geral de accionistas de 6 de Março, o Conselho de Administração da Portucel propõe a distribuição de 80,585 milhões de euros em dividendos, referentes ao exercício do ano passado.
Este valor situa-se ligeiramente acima dos 80,38 milhões de euros pagos referentes ao exercício de 2007, apesar de no ano passado os lucros da Portucel terem recuado 14,9% para 131,1 milhões de euros. Em 2007 a Portucel entregou 60,6 milhões de euros aos accionistas (7,9 cêntimos por acção).
Com esta proposta, a Portucel vai assim entregar aos accionistas cerca de 61% dos lucros obtidos no ano passado, o que representa um “payout” superior ao dos exercícios anteriores.
Dado a Semapa controlar perto de 75% da Portucel, a “holding” liderada por Queiroz Pereira vai receber cerca de 60 milhões de euros em dividendos da Portucel.
Na proposta de aplicação de resultados, a Portucel refere apenas o montante global de pagamento de dividendos, não detalhando quanto cabe a cada acção.
Assumindo a distribuição de lucros por todas as acções, o dividendo unitário seria de 10,5 cêntimos, igual ao valor da remuneração do exercício anterior.
Já descontando as acções próprias que a empresa tem actualmente em carteira (e que não são remuneradas com dividendos), o dividendo unitário é de 10,7 cêntimos.
A remuneração referente ao exercício de 2007 foi paga em duas tranches. Um primeiro pagamento antecipado de 7 cêntimos e um outro de 3,5 cêntimos.
Sem comentários:
Enviar um comentário