

Com uma posição de grande relevo no mercado internacional de pasta e papel, o grupo Portucel Soporcel é uma das mais fortes presenças de Portugal no mundo. Encontra-se entre os grandes produtores de papéis finos não revestidos (UWF-Uncoated Woodfree Paper) da Europa. É também o maior produtor europeu e um dos maiores a nível mundial de pasta branca de eucalipto (BEKP-Bleached Eucalyptus Kraft Pulp).
O grupo Portucel Soporcel assume uma posição preponderante na fileira florestal do eucalipto, sendo o sector da pasta e do papel um dos sectores estruturantes da economia nacional.
De facto, o Grupo é responsável por:
3% das exportações portuguesas de bens que, em conjunto com as vendas no mercado português, correspondem a 0,7% do PIB nacional;
cerca de 2% do PIB industrial.
No seu conjunto, o Grupo:
gera um volume de negócios anual superior a 1 100 milhões de euros;
exporta mais de 950 milhões de euros para um vasto conjunto de países, o que representa mais de 92% das suas vendas de papel e de pasta;
18% das suas exportações são direccionadas para mercados não comunitários;
dispõe de uma capacidade produtiva de 1,05 milhões de toneladas de papel e de 1,35 milhões de toneladas de pasta (das quais cerca de 780 mil integradas em papel);
é responsável pela gestão de cerca de 120 mil hectares de floresta.
Tendo como principal destino dos seus produtos a Europa, o Grupo dispõe de uma rede de vendas própria, com estruturas de apoio nos principais mercados europeus e nos EUA, o que lhe confere uma presença constante e próxima dos clientes para garantia da satisfação das suas necessidades.
Ao longo dos anos o Grupo tem desenvolvido com enorme sucesso uma estratégia de desenvolvimento de marcas próprias, que hoje representam cerca de 60% das vendas de produtos transformados. Essa estratégia tem sido alicerçada numa qualidade e num serviço inigualáveis e no reforço contínuo da notoriedade e do prestígio das marcas próprias, destacando-se o papel de relevo da marca Navigator, líder mundial de vendas no segmento premium de papéis de escritório.
A nível europeu, o Grupo é destacado fornecedor de pasta branca de eucalipto para os segmentos de papéis especiais, que representam perto de 50% das suas vendas de pasta.
A floresta, fonte da matéria-prima, é uma área estratégica para o grupo Portucel Soporcel que, através de uma gestão florestal responsável, contribui para a competitividade de um sector decisivo para a economia do País. O Grupo detém a certificação florestal pelo FSC (Forest Stewardship Council) de cerca de 102 mil hectares de floresta, promovendo uma gestão activa da biodiversidade. Neste domínio tem estabelecido parcerias com a WWF – World Wide Fund for Nature que permitiram classificar como áreas de alto valor de conservação, à escala da paisagem, perto de 50% do património certificado. Destaca-se ainda a actuação do Grupo na área da prevenção e apoio ao combate aos incêndios florestais que têm afectado o património florestal nacional, onde investiu cerca de 3,6 milhões de euros em 2007, com natural relevo para a participação maioritária na Afocelca, agrupamento complementar de empresas do sector destinado a concentrar as operações de primeira intervenção nos fogos florestais.
No campo da Investigação e Desenvolvimento, sublinham-se os trabalhos desenvolvidos pelo RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel , no qual o Grupo detém uma participação de 94%, nomeadamente na área do melhoramento genético do eucalipto, matéria-prima de excelência para o fabrico de papéis de elevada qualidade, e na melhoria das práticas de gestão florestal.
A estrutura produtiva industrial do Grupo corresponde a três complexos industriais, localizados em Setúbal, Figueira da Foz e Cacia, que constituem uma referência de qualidade a nível internacional pela sua dimensão e alta tecnologia. O complexo industrial da Figueira da Foz é, na Europa, o maior centro fabril integrado produtor de papéis de escritório e de papéis UWF para a indústria gráfica da Europa. Todas as unidades industriais operam com elevado nível de protecção do ambiente, aspecto que sustenta as respectivas licenças atribuídas.
Os processos produtivos adoptados são também um exemplo de sustentabilidade e de eficiência energética, na medida em que utilizam um combustível renovável, a biomassa florestal, como principal fonte de energia, assumindo o Grupo o estatuto de maior produtor nacional de energia a partir desta fonte. Salienta-se o papel da floresta nacional em geral, e daquela que é gerida pelo Grupo em particular, como importante sumidouro de carbono, contribuindo, assim, para a redução dos gases com efeito de estufa na atmosfera. Com efeito, o carbono (CO2 equivalente) retido pelas suas florestas em 2007 correspondeu a cerca de 26 vezes o montante das emissões de CO2 registadas no ano, no conjunto das instalações fabris e energéticas do Grupo.
De referir também que as emissões de CO2 do grupo Portucel Soporcel representam apenas 0,8% do total de emissões de todos os sectores abrangidos pelo CELE (Comércio Europeu de Licenças de Emissão) em Portugal.
O Grupo conta com aproximadamente 2 mil colaboradores directos, sendo responsável pela geração de emprego qualificado e carreiras profissionais especializadas.
No âmbito da sua política de responsabilidade social, o grupo Portucel Soporcel apoia e participa em projectos que visam a valorização e bem-estar das comunidades envolventes e a preservação do património natural das regiões onde se situam as suas unidades fabris e áreas florestais.
SITE OFICIAL
Sem comentários:
Enviar um comentário