terça-feira, 17 de junho de 2008

Exposição "António Baptista de Lima e a Tipografia Camões"


João Baptista de Lima, tipógrafo, fundou em 1908 a Tipografia Camões, uma das mais antigas tipografias poveiras. Instalada na Praça Marquês de Pombal, com uma primeira máquina manual, imprimiu o jornal “O Intransigente”. Em 1920 é transferida para o n.º 82 da Rua da Junqueira, adquirindo-se uma antiquada impressora a pedal, de platina com almofada móvel. Em 1936, a Tipografia é transferida para o n.º 43 da Rua José Malgueira, onde a família Baptista de Lima irá viver e trabalhar. Em 1976 há novamente mudança de instalações para a Rua Agostinho Landolt, n.º 89, onde funciona até aos dias de hoje.
Em 1940 a Tipografia é vendida ao filho, João Baptista de Lima Júnior, que trabalha com os seus filhos. Um deles, António Baptista de Lima nasceu a 21 de Maio de 1942 na Rua José Malgueira, n.º 43, Póvoa de Varzim, sendo o mais novo de cinco irmãos. Fez o ensino primário na escola n.º 1, a escola nova na vila velha. Frequentou a tipografia desde o seu nascimento até hoje. Viveu grandes momentos profissionais, desde a labuta manual até à impressão automática, com as novas tecnologias.



Exposição "António Baptista de Lima e a Tipografia Camões"

Exposição organizada pela Biblioteca Municipal e a Tipografia Camões estará patente na galeria da Biblioteca Municipal de 6 de Junho a 31 de Julho de 2008.

A inauguração da exposição e apresentação de um vídeo com testemunhos de diversas personalidades que conviveram com António Baptista de Lima, no decorrer do seu percurso profissional, no dia 6 de Junho, Sexta-feira, às 21h30.
Lançamento da obra: "Póvoa de Varzim: Monografia e materiais para a sua história" de João Baptista de Lima

Segunda edição integral com introdução biobliográfica do Professor Doutor João francisco Marques, edição fac-similada de dois títulos (um livro e um periódico) integrados num único volume publicado na colecção Na Linha do Horizonte - Biblioteca Poveira, nº 18, em coedição com a Tipografia Camões, a propósito do seu centenário.

Apresentação da obra pelo Professor Doutor João Francisco Marques, no dia 9 de Junho, Segunda-feira, às 21h30 na Tipografia Camões

Sem comentários: