O grupo de distribuição de papel Inapa registou um resultado líquido de um milhão de euros no primeiro trimestre do ano. Face a igual período de 2007, o crescimento verificado foi de 94%, anunciou hoje a administração da companhia após o fecho do mercado.
Em comunicado, a direcção da Inapa salienta a "significativa melhoria da eficiência operacional que se traduziu na redução de 11,9% nos custos operacionais", em que os encargos com o pessoal tiveram uma diminuição de 40%.
Em resultado, acrescenta a mesma fonte, o EBITDA, ou "cash-flow" operacional, recorrente teve uma melhoria de "4,1% para 4,3% das vendas, situando-se em 11,6 milhões de euros".
"Excluindo as vendas da operação italiana, descontinuada em Junho de 2007" as vendas registaram "um ligeiro decréscimo" em temos homólogos, de menos 1%, para 271,7 milhões de euros. Sem efeitos extraordinários, as vendas foram favorecidas pela "subida do preço médio de venda do papel em 1,7% e o "aumento das vendas de outros produtos".
Contudo, a companhia alerta para o facto de "o efeito decorrente da antecipação da Páscoa", que este ano ocorreu no primeiro trimestre ter "um efeito negativo nas vendas de cerca de 2%", estima.
No segundo trimestre, o grupo "deverá manter a melhoria do desempenho já verificado no decorrer" nos primeiros três meses do ano, tendo por base o desempenho operacional e a "gestão dos capitais afectos", "com a contribuição das novas áreas de negócio a aumentarem o seu peso relativo no universo do grupo.
As acções da Inapa [Cot] fecharam hoje a cair 1,06%, para os 93 cêntimos
Sem comentários:
Enviar um comentário