sexta-feira, 9 de maio de 2008

Entrada da Sonangol criará pressão compradora na Portucel

A entrada da Sonangol no capital da Portucel poderá criar "pressão compradora" nas acções da empresa de pasta e papel, segundo o BPI que destaca ainda a possibilidade de, com este negócio, a companhia liderada por Pedro Queiroz Pereira obter uma fonte alternativa às importações de madeira.

A Sonangol está a avaliar a compra de uma participação no capital da Portucel, com o objectivo de tentar que a empresa nacional a ajude a desenvolver o sector da floresta, pasta e papel.

A notícia é avançada pela edição de hoje do "Diário Económico" que revela que, segundo fontes próximas da Sonangol, a petrolífera angolana pretende adquirir uma participação na Portucel. Adianta que, no entanto, a operação não será para já.

"Esta movimentação implicará a entrada de um novo accionista no capital da Sonangol, o que poderá colocar pressão compradora no papel", afirma o BPI, acrescentando que, em termo de negócio, a Portucel poderá beneficiar do potencial da região de Benguela e que tal pode vir a ser uma "fonte alternativa às importações de madeira da empresa".

A Portucel é controlada em mais de 75% pela Semapa. O BPI manteve a recomendação de "comprar" para ambas as cotadas, avaliando a Portucel [Cot] em 3,45 euros e a Semapa [Cot] em 14,40 euros

Sem comentários: