O lucro da Portucel atingiu os 39,4 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, valor idêntico ao registado no mesmo período de 2007. Este valor ficou próximo do previsto pelo mercado.
O resultado líquido da empresa de pasta e papel atingiu os 39,4 milhões de euros nos primeiros três meses de 2008. Os analistas do Caixa BI esperavam uma queda de 1,8% nos lucros da Portucel.
O EBITDA da empresa de pasta e papel caiu, no mesmo período, em 9,7% para os 78,1 milhões de euros. A empresa explica em comunicado que a evolução negativa do EBITDA "resultou do agravamento nos custos de alguns factores de produção, com especial destaque para a madeira e produtos químicos". "O aumento do custo da madeira foi ainda potenciado pela necessidade de se recorrer `à importação de quantidades significativas desta matéria-prima, com os correspondentes impactos associados às operações de transporte", refere o mesmo comunicado.
Os resultados operacionais também caíram, em 5,5% para os 62,1 milhões de euros. Os resultados financeiros foram 6,1 milhões de euros negativos, uma subida de 19,3% face ao mesmo período do ano passado.
O volume de negócio subiu em 7,5% para os 300,6 milhões de euros. "O papel representou 70% do volume de negócios, a pasta 23%, sendo os restantes 7% essencialmente imputáveis à venda de energia", revela a empresa.
As vendas de papel no primeiro trimestre aumentaram em 2,8% para um total de 261,9 mil toneladas, "enquanto que o preço médio de venda do grupo cresceu cerca de 3,6%".
A produção de pasta branca de eucalipto atingiu as 343,8 mil toneladas, o que representa uma subida de 3,2%.
1 comentário:
Olá, vi seu anúncio no blogstar e vim conhecer seu blog. Votei para você.
Tenho um amigo aí em Portugal é o Fabio Miguel do site http://pixelpt.net e gostaria de ser seu amigo também. Caso queira podemos trocar link para divulgação.
Convido que visite meu blog.
Vou ficar esperando
Enviar um comentário