O aumento nos preços da pasta de papel de eucalipto (BEKP) deverá ter um impacto positivo para as empresas portuguesas do sector, ajudando a superar a actual desvalorização do dólar, consideram os analistas do BPI.
Contudo, os mesmos responsáveis frisam que os preços desta pasta em euros estão estáveis, pelo que os produtores não beneficiaram da última subida em dólares registada em Fevereiro.
Esta semana, a Votorantim Celulose e Papel (VCP), um dos maiores "players" mundiais do sector da pasta e papel, anunciou que vai aumentar o preço da pasta de papel em 40 dólares por tonelada na América do Norte e na Europa, para os 865 dólares e 840 dólares por tonelada, respectivamente. Já na Ásia o incremento será de 30 dólares por tonelada para os 780 dólares. Estes preços serão válidos a partir da próxima terça-feira.
No seguimento deste anúncio, a Altri também revelou os seus planos de acompanhar este aumento.
Também a Rottneros irá seguir esta decisão ao elevar os preços para todos os tipos de pasta em 40 dólares por tonelada, a partir do mesmo dia.
Analisando as empresas Portucel, Semapa, Ence e Altri, a equipa de "research"do BPI considera que estes anúncios terão um "impacto positivo se a subida de preços se consumar pois deverá superar a actual desvalorização do dólar".
Os mesmos responsáveis relembram que os preços da pasta BEKP cresceram em 20 dólares por tonelada em Fevereiro, enquanto que, neste momento, os preços em euros estão relativamente ‘flat’, o que indica que os produtores não têm beneficiado do último aumento.
"Uma nova subida de preços seria uma boa notícia ao provar que os produtores de BEKP parecem dispostos a aumentar os preços para estimular a rentabilidade e que os fundamentais do mercado da pasta BEKP permanecem fortes", acrescentam os analistas.
Estes acreditam que o desempenho da Altri e Portucel nestes segmento, em 2008, será mais forte do que inicialmente esperavam, devido à forte probabilidade de que os preços em euros se mantenham ‘flat’ durante o ano, sendo que estes responsáveis esperavam uma descida homóloga de 2,8%.
A VCP revelou recentemente um "outlook" onde frisava que as actuais condições de mercado positivas deverão manter-se em 2008 e que a média de preços da pasta BEKP deve subir 10% face ao período homólogo, o que compara com a sua anterior estimativa de um crescimento de 5%.
As acções da Portucel [Cot] subiam 1,38% para os 2,20 euros, da Altri [ALTRI ] desciam 0,34% para os 4,45 euros e da Semapa [Cot] somavam 1,60% para os 8,27 euros.
Sem comentários:
Enviar um comentário