segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Grupo Portucel Soporcel obteve a certificação florestal pelo FSC


A certificação florestal garante uma gestão florestal sustentável e constitui um trunfo num mercado cada vez mais exigente relativamente à origem da matéria-prima florestal dos produtos comercializados.


O grupo Portucel Soporcel acaba de obter a certificação florestal de larga maioria do património florestal sob sua gestão pelo Forest Stewardship Council (FSC), culminando assim um empenhado processo, iniciado em 2005, que visa comprovar uma gestão florestal responsável e corresponder às exigências de um mercado internacional em que os consumidores dão uma crescente preferência a marcas de produtos que tenham origem comprovada em florestas bem geridas e certificadas por entidades credíveis. O processo foi conduzido pela certificadora Soil Association/ Woodmark com a atribuição do certificado SA-FM/COC-001785.

“A certificação florestal pelo FSC de mais de 102 mil hectares de floresta que temos sob gestão constitui um momento de enorme relevância para o nosso Grupo, pois não só valida a forte aposta numa gestão responsável e sustentada da floresta, como ainda nos permite, a partir de agora, dispor de mais um trunfo no mercado, assegurando aos consumidores e às demais partes interessadas que os nossos produtos são elaborados a partir de matérias-primas provenientes de áreas florestais geridas à luz de critérios rigorosos e internacionalmente reconhecidos que valorizam, em simultâneo, os aspectos ambientais, sociais e económicos”, explica José Honório, Presidente da Comissão Executiva do grupo Portucel Soporcel.

Este processo integra-se no quadro das prioridades definidas pela Política de Responsabilidade Corporativa do Grupo, constituindo um contributo significativo para um maior envolvimento da Empresa com a comunidade, já que potencia a geração de valor e de emprego através da optimização dos produtos da fileira florestal nacional. Daí que José Honório classifique a certificação florestal como “mais um passo decisivo no processo de constante melhoria da gestão florestal, visando optimizar a rentabilidade dos activos florestais e, simultaneamente, dar continuidade ao cumprimento das responsabilidades ambientais e sociais do Grupo”.


Garantir a sustentabilidade

A gestão responsável da floresta, assente nas melhores técnicas disponíveis na área ambiental e na investigação aplicada, permite-nos produzir um papel de qualidade superior numa lógica de eco-eficiência e renovação.

Obter uma produção florestal elevada e sustentável, manter a fertilidade e produtividade das terras e preservar os recursos naturais, são os grandes objectivos estratégicos do Grupo que estiveram na base de várias iniciativas desenvolvidas, de que se destacam:

· Parceria com a WWF (World Wide Fund for Nature) no âmbito da gestão da biodiversidade para identificação das Áreas de Alto Valor de Conservação (AAVC) do vasto património florestal que tem sob gestão. Após conclusão da primeira fase deste projecto apurou-se já que 48% deste património tem atributos consistentes para merecer a classificação de área de alto valor de conservação à escala da paisagem – uma riqueza ambiental que o Grupo tudo fará para proteger;

· Implementação, com o apoio de especialistas em Biodiversidade, de projectos que visam a conservação de valores naturais nas diferentes áreas do património sob gestão e cuja abordagem é compatível e coordenada com a seguida no projecto com a WWF.

· Adopção da filosofia de gestão “Business and Biodiversity” expressa no protocolo de Biodiversidade celebrado com o ICNB – Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade e na adesão à Iniciativa Countdown 2010 desenvolvida no seio da World Conservation Union (IUCN) com o objectivo de travar a perda de Biodiversidade.

· Adesão à Associação para a Gestão Florestal Responsável, designada por FSC Portugal, tendo em vista o estabelecimento de uma norma nacional até ao final de 2008 e o alcance da meta de meio milhão de hectares de área certificada até 2010.

O Grupo tem também promovido uma série de iniciativas para incentivar a certificação dos proprietários florestais privados – que fornecem em larga medida a matéria-prima para as suas fábricas –, designadamente através da formação e sensibilização de associações de produtores florestais e da criação de um preço diferenciado para a madeira certificada como forma de incentivo ao aumento da área certificada.

O importante objectivo alcançado com a certificação das florestas geridas pelo Grupo necessita agora de ser consolidado com a aposta na certificação da floresta privada não industrial existente em Portugal, objectivo perseguido no âmbito das parcerias e protocolos estabelecidos com as várias associações de produtores florestais a nível nacional e para cujo sucesso é fundamental um apoio empenhado das autoridades competentes.


Sobre o FSC - Forest Stewardship Council (Conselho de Gestão Florestal)

O FSC (organismo sedeado em Bona) promove a boa gestão florestal através do cumprimento de princípios e critérios que representam um padrão de reconhecimento e respeito internacional. . Surgida na década de 90, esta iniciativa envolve, no plano internacional, entidades e profissionais das diversas áreas de interesse na gestão dos recursos florestais.

Sem comentários: