quinta-feira, 12 de julho de 2007

Sonae e Portucel são as “top-picks” dos gestores de fundos (in Jornal de Negócios de 12-07-2007)

As acções da Portucel e da Sonae lideram as preferências dos gestores de fundos portugueses para o mês de Julho, segundo uma poll realizada junto de cinco gestores.

Acrescentam que ao longo do segundo semestre de 2007 o PSI20 deverá registar uma evolução positiva, embora marcada por um aumento da volatilidade.

A Portucel recolheu três votos de "top-pick" de entre os gestores de fundos, que consideram que o título tem forte "upside fundamental", beneficiando sobretudo da subida dos preços do papel a nível internacional.

"O facto de ser a empresa de papel mais integrada em termos de produçao de UWF, permite-lhe ter as melhores margens do sector. Também o facto de se transformar mais numa empresa de 'papel' e menos numa empresa de 'pasta', permitirá, eventualmente, usufruir de uma recuperação dos preços de papel", referiu Francisco Oliveira, gestor do Barclays Acções Nacionais.

No caso da Sonae, a expectativa em torno do spin-off da Sonae Capital e as perspectivas de melhoria das operações da Modelo Continente continuam a justificar a preferência dos gestores de fundos.

Em relação à evolução da bolsa portuguesa, os gestores apontam os desenvolvimentos nos mercados europeus como principal factor de influência, referindo também que as eventuais alterações na gestão do BCP podem ter algum impacto.

"A evolução do PSI20 no segundo semestre irá depender da evolução geral dos mercados accionistas, onde a maioria dos investidores espera uma evolução positiva, embora sujeita a alguma volatilidade", afirmou um gestor que pediu para não ser identificado.

"No entanto, os desenvolvimentos de curto prazo no BCP podem ter algum impacto na evolução do índice português", acrescentou.

Sem comentários: