terça-feira, 10 de julho de 2007

Movimento ECO - Empresas contra os Fogos


O Movimento ECO é um movimento da sociedade civil, que nasceu com o propósito de congregar vontades políticas, empresariais e sociais na prevenção e combate aos incêndios florestais, que todos os anos atingem o nosso país.

Presidido pelo Dr. Murteira Nabo, corporiza a parceria entre empresas/ marcas, o Ministério da Administração Interna e o Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas.

O seu objectivo principal é o de accionar a responsabilidade social das empresas e instituições no sentido da prevenção e do combate aos incêndios florestais, potencializando capacidades de disseminação aos cidadãos de mensagens de prevenção de comportamentos de risco.

Nos últimos anos, os incêndios florestais provocaram a morte de dezenas de pessoas, incluindo bombeiros, centenas de casas foram destruídas e arderam mais de um milhão e 600 mil hectares de solo e mais de 340 milhões de árvores.

A degradação ambiental, o impacto negativo na biodiversidade e a destruição da paisagem acarretam consequências irreparáveis para a actividade económica e para a qualidade de vida.

Cerca de 97% dos incêndios florestais em Portugal devem-se à actividade humana e destes, a grande maioria têm origem em actos negligentes.

O centro da estratégia nesta fase é a difusão massificada das principais mensagens dos comportamentos de risco a evitar:
- Não atirar cigarros para o chão;
- Não fazer fogueiras;
- Não lançar foguetes.


A mudança de atitudes e comportamentos é, assim, essencial para contrariar os números negros dos incêndios florestais.

Neste contexto, "Portugal sem fogos depende de todos" é a mensagem que preside à actuação dos parceiros ECO, entre os quais a grupo Portucel Soporcel se encontra.

Nos termos do protocolo agora assinado, o Grupo compromete-se, no cumprimento da sua estratégia de sustentabilidade e no quadro da sua política de responsabilidade social, a colaborar com a Autoridade Nacional de Protecção Civil através da colocação nos seus websites e produtos (Navigator, Inacopia e Pioneer), nas resmas de papel destinadas ao mercado nacional, de mensagens de sensibilização para as boas práticas a adoptar pelos cidadãos na protecção da floresta.

A nossa presença nesta iniciativa reflecte todo o esforço que o grupo Portucel Soporcel tem manifestado para a minimização de um problema que afecta gravemente o País e a actividade da nossa indústria.

1 comentário:

Anónimo disse...

bela m... se fosse tão fácil assim qq um promovia as BTT de Agueda e ganhava guitu ku isso:S