quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Grupo Portucel Soporcel é agora «The NAVIGATOR Company»

A viver um ciclo de forte investimento na expansão e internacionalização das suas actividades, o Grupo Portucel Soporcel decidiu alterar a sua nova marca corporativa para «The NAVIGATOR Company». Segundo o Grupo, esta nova marca, que vigora desde as zero horas do passado dia 6 de fevereiro, “representa a união de empresas com uma história de mais de 60 anos, pretendendo dar uma imagem mais moderna e apelativa a um dos maiores grupos empresariais nacionais com uma forte componente internacional”. Joana Seixas, diretora de comunicação do «The Navigator Company», afirma que “havia necessidade de evoluir para uma nova marca comum que unisse ainda mais o grupo. O produto Navigator é um caso de sucesso impar. Criado em Portugal, conquistou o mundo e tornou-se líder em mercados relevantíssimos. Pela sua qualidade, pela inovação, pela determinação, pela conquista. Esta marca de papel tinha em si todos os atributos que queríamos passar para a marca corporativa. Um factor importantíssimo é que é um elemento de orgulho para todas as pessoas que trabalham no Grupo e por isso existe uma identificação natural e genuína que tínhamos que fazer crescer. Para além da enorme convicção de que a Navigator Company é uma marca poderosa e inspiradora, a objectividade chegou-nos também pelos resultados de um estudo lançado em mais de 60 países e que envolveu cerca de 700 clientes”. Para a responsável, “a marca Navigator, uma das mais conhecidas marcas de papel premium seria uma escolha que traria valor à dimensão corporativa do Grupo”. A criatividade da nova marca esteve a cargo da Ivity e o racional foi criado tendo como premissa poder navegar pelo passado, pelo presente e pelo futuro. “A navegar pelo nosso passado percebemos que as nossas conquistas são inspiradoras, a navegar pelo nosso presente descobrimos que o nosso papel vai muito além do nosso papel e a navegar pelo nosso futuro criamos a nossa marca com Portugal no centro para liderarmos a indústria, para continuarmos à frente do nosso tempo e para cumprirmos o nosso papel no mundo”. Agora o grupo é The NAVIGATOR Company e ambiciona ter um papel que vai muito além do nosso papel. A nova marca foi criada em três dimensões a partir da esfera armilar que representa a portugalidade e ao mesmo tempo o mundo. É a partir dessa esfera que se constroem todas as letras do alfabeto, criando assim uma tipografia própria, exclusivamente criada para «The NAVIGATOR Company». O N estilizado, que se destaca no símbolo é o ícone deste código que torna a marca ainda mais proprietária. A campanha publicitária desenvolvida para o mercado nacional vai ter duas fases de implementação, tendo a primeira fase início a partir do próximo dia 10 de fevereiro, quarta-feira, e vai estar disponível em múpis, rádio e imprensa. Nesta fase o claim será «o Grupo Portucel Soporcel é agora The Navigator Company». A segunda fase com o headline «O nosso papel vai muito além do nosso papel» terá início a 17 de fevereiro, em imprensa, e a 24 de Fevereiro, em múpis. O objectivo, refere o Grupo, “é dar a conhecer a nova marca e o seu posicionamento, transmitindo já a forma como o grupo está inserido na sociedade, através de três temas principais: da nossa floresta, do nosso mundo e da nossa tecnologia inovadora”. Sobre o The Navigator Company The Navigator Company é a terceira maior exportadora em Portugal, sendo a que gera o maior Valor Acrescentado Nacional. O Grupo representa aproximadamente 1% do PIB nacional, cerca de 3% das exportações nacionais de bens, perto de 8% do total da carga contentorizada e de 7% do total desta carga e da carga convencional exportada pelos portos nacionais. Durante o ano de 2015, o Grupo atingiu um novo máximo histórico de produção de papel, tendo aumentado o volume de negócios em 5,6% para mais de €1,6 mil milhões. Consolidada a sua posição de líder europeu na produção de papéis finos de impressão e escrita não revestidos (UWF) e sexto a nível mundial, o Grupo é também o maior produtor europeu, e o quinto a nível mundial, de pasta branqueada de eucalipto BEKP - Bleached Eucalyptus Kraft Pulp. “O Grupo tem seguido, com sucesso, uma estratégia de inovação e desenvolvimento de marcas próprias, que hoje representam mais de 62% das vendas de produtos transformados, merecendo particular destaque a marca Navigator, líder mundial no segmento premium de papéis de escritório”. As vendas do Grupo têm como destino 123 países nos cinco continentes, com destaque para a Europa e EUA, alcançando assim a mais ampla presença a nível internacional entre as empresas portuguesas. É um grupo florestal verticalmente integrado, que dispõe de um Instituto de Investigação Florestal próprio, líder mundial no melhoramento genético do Eucalyptus globulus. Gere em Portugal uma vasta área florestal certificada pelos sistemas internacionais FSC® (licença nº FSC C010852) e PEFC™ (PEFC/13-23-001), dispondo de uma capacidade instalada de 1,6 milhões de toneladas de papel, de 1,4 milhões de toneladas de pasta (das quais 1,1 milhões integradas em papel) e de 2,5 TWh/ano de energia eléctrica, atingindo um volume de negócios anual de 1,5 mil milhões de euros. O Grupo dispõe dos maiores viveiros florestais da Europa, com uma capacidade anual de produção de cerca de 12 milhões de plantas certificadas de diversas espécies, que se destinam à renovação da floresta nacional. No âmbito da sua estratégia de expansão internacional, o Grupo recentemente adquiriu uma fábrica de papel tissue – AMS – e está a desenvolver um importante projecto de investimento florestal verticalmente integrado em Moçambique, bem como uma fábrica de pellets nos EUA. https://youtu.be/ongzRAg-vnQ

Sem comentários: