
"A ÁREA FLORESTAL EUROPEIA AUMENTOU QUASE 17 MILHÕES DE HECTARES NOS ÚLTIMOS 20 ANOS" - UM AUMENTO ANUAL SUPERIOR A ONZE VEZES A ILHA DA MADEIRA! UNECE 2010
“90% da desflorestação é causada por práticas agrícolas insustentáveis”.'
Underlying Causes of Deforestation, Movimento Mundial pelas Florestas Tropicais (WRM); ONU-FAO
"A indústria do papel também não é o principal consumidor de madeira, longe disso. "Da madeira extraída das florestas mundiais, 55% é utilizada para a produção de energia, 28% é utilizada por serrarias e apenas cerca de 11% é utilizada directamente pela indústria do papel”.
FAO Statistics 2007
"A maior causa directa da desflorestação tropical é a transformação em terras de cultivo e pastoreio, maioritariamente para fins de subsistência."
replantingtherainforests.org, Abril de 2009
Houve e continua a haver, em alguns países tropicais, problemas ao nível dos direitos fundiários e da transformação de florestas naturais em plantações industriais que são uma fonte de preocupação tanto para a indústria do papel, como para as organizações ambientais e para e os consumidores.
A iniciativa Two Sides apoia a redução de tais actividades e reconhece a necessidade de apoiar os produtos que podem ser claramente identificados como sendo provenientes de fontes sustentáveis.
No Norte da Europa, onde a grande maioria das florestas antigas está protegida, o papel tem origem em florestas plantadas e renováveis cujo ciclo de plantação, crescimento e extracção é cuidadosamente controlado. Até em países que utilizam florestas naturais, tais como a Rússia e o Canadá, a extracção de madeira corresponde apenas a uma parte do crescimento anual.
“ 94% do papel que utilizamos é fabricado na Europa”.
CEPI trade statistics 2007
"Portugal é o país da Europa que mais exporta papel de escritório. Durante um perídodo de cerca de um século (1902 - 2006), a totalidade da área florestal aumentou 77%, aproximadamente 1,5 milhões de hectares, tendo a indústria papeleira contribuído significativamente para esse aumento”.
Celpa (Associação Nacional da Indústria Papeleira) 2010
Uma das muitas características únicas do papel é que a sua principal matéria-prima é renovável e reciclável, proporcionando um habitat natural para a fauna selvagem. A Agência Europeia do Ambiente (EEA) declarou que “A prática da produção florestal na Europa está a desenvolver-se de uma forma que pode ser considerada boa para a biodiversidade”.
"Na Europa, as florestas estão em crescimento e cobrem actualmente 44% do território terrestre e 98% de todas estas florestas encontra-se sob a alçada de um plano de gestão ou algo equivalente".
MCPFE, Europe's Forests 2007
UNECE, FAO, The Development of Forest Resources, 1950 to 2000
Paper and the Environment,
ATS Consulting, Agosto de 2007
EEA, The European Environment, State and Outlook 2005, página 191 do relatório completo
http://www.pt.twosides.info/
Sem comentários:
Enviar um comentário