terça-feira, 22 de setembro de 2009

Novo aumento do preço da pasta "positivo" para a Altri, Portucel e Semapa


A Fibria, a maior produtora de pasta a nível mundial, que resultou da fusão entre a Aracruz e a VCP, anunciou que vai voltar a aumento o preço da pasta de papel. O preço irá subir 50 dólares já a partir de 1 de Outubro, segundo o “RISI”, o que na perspectiva do BPI é “positivo” para a Altri, a Portucel e também para a Semapa.

“É positivo [para as empresas portuguesas do sector], se de facto for implementado”, refere o BPI. “Acreditamos que a tendência nos preços da pasta de papel é um sinal de que as condições do mercado são favoráveis”, acrescenta a equipa de “research” no “Iberian Daily”.

O banco de investimento sublinha “que este novo aumento de 50 dólares por tonelada podemos esperar que os produtores de pasta consigam anular a depreciação do dólar e aumentar os preços em euros em linha com as nossas expectativas”.

Recorde-se que já na semana passada tinha sido colocada a hipótese de um novo aumento nos preços da pasta, após a implementação de uma outra revisão em alta dos preços, previamente anunciada.

A perspectiva de um novo aumento levou a Altri e a Semapa a máximos de um ano. Hoje, os títulos da empresa liderada por Paulo Fernandes estão a ganhar 1,14% para 3,735 euros, enquanto a Portucel soma 0,59% e a Semapa está a cotar nos 7,843 euros, a valorizar 1,75%.

“É importante realçar que consideramos o facto dos produtores de pasta de papel estarem a conseguir anular o efeito cambial de positivo, já que prova a solidez dos fundamentais das companhias do sector”, sublinha o BPI.

O banco, que tem um “target” de 4,40 euros para a Altri, de 2,65 euros para a Portucel, e de 11,20 euros para a Semapa, conclui afirmando que “não exclui um novo aumento dos preços da pasta caso a relação euro/dólar mantenha a actual tendência, ou se a procura continuar a aumentar”. O BPI tem recomendações de “comprar” para as três cotadas.

Sem comentários: