Os analistas do BPI consideram que a descida dos preços da pasta de papel será negativa para as três empresas nacionais desta indústria cotadas em bolsa, a Portucel, a Semapa e a Altri.
O banco de investimento acredita que o corte dos preços da pasta de fibra longa (NBSK), anunciado ontem pela norte americana Domtar, será seguido por uma descida também na pasta de papel de eucalipto branqueada (BEKP), que tem peso elevado nas receitas da indústria portuguesa.
“É negativo. Vem confirmar a tendência negativa a que se vem assistir na indústria das pasta nos últimos meses e deverá continuar a pesar negativamente nos preços da pasta”, explicam os analistas do BPI, no diário de acções de hoje, que adiantam ainda que esta decida dos preços das pasta NBSK deverá “afectar também a evolução dos preços da pasta BEKP”.
A instituição recorda que a pasta BEKP representa 22% das receitas da Portucel, enquanto equivale a 87% da sua avaliação das acções da Semapa e a 90% da avaliação dos títulos da Altri.
No entanto, o banco mantém as recomendações de “comprar” para a Portucel e Semapa, com preços-alvo de 2,65 euros e 9,80 euros, respectivamente, e de “acumular” para a Altri, com um “target” de 3 euros.
Das três, a Semapa é a única que está a transaccionar positiva no mercado de capitais. Os títulos da empresa avançam 0,40% para os 6,52 euros. Já a Altri desvaloriza 1,47% e cota nos 2,217 euros, enquanto a Portucel recua 0,13% para os 1,516 euros.
 
 
Sem comentários:
Enviar um comentário