quarta-feira, 16 de abril de 2008

Altri avança com colocação da F.Ramada em bolsa

A Altri, empresa de pasta e papel, revelou hoje que vai avançar com a separação da F. Ramada, processo que resultará na colocação em bolsa do negócio de aço e sistemas de armazenagem. Por cada quatro títulos, os accionistas da companhia liderada por Paulo Fernandes vão receber uma acção da nova cotada.

O Conselho de Administração da Altri aprovou hoje o projecto de cisão da F. Ramada "mediante o destaque para uma nova sociedade da unidade de negócios autónoma correspondente à gestão de participações sociais no sector do aço e sistemas de armazenagem".

Em comunicado enviado à CMVM, a empresa afirma que esta operação carece de aprovação por parte dos seus accionistas, em assembleia geral a realizar no final de Maio, e justifica a cisão da empresa com a necessidade de maior transparência nos seus negócios.

"A significativa dimensão atingida pela unidade de negócio de pasta e papel da Altri veio intensificar e tornar mais complexa a gestão e a implementação de estratégias específicas para este ramo de actividade. Numa lógica de focalização e transparência dos negócios, torna-se imprescindível a separação das duas unidades sob gestão da Altri", lê-se no mesmo documento.

Com a cisão, caso seja aprovada pelos accionistas, "prevê-se a atribuição aos accionistas da Altri de 0,25 de uma acção da nova sociedade por cada acção da Altri detida". Ou seja, por cada quatro acções da Altri, os accionistas recebem uma da F. Ramada.

"A nova sociedade terá um capital social de 25.641.459 euros, representado por 25.641.459 acções com o valor nominal unitário de um euro", salienta o comunicado, acrescentando que o BPI é o intermediário financeiro da operação.

O calendário da operação prevê que o prospecto de admissão à negociação da F. Ramada seja divulgado em Junho, seguindo-se o período de negociação de direitos. Ainda em Julho, as acções da Ramada Investimentos deverão estar colocadas em bolsa.

Sem comentários: