Teve lugar em Lisboa, nos dias 12 e 13 Novembro a Conferência “Business & Biodiversity” que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian. Organizada no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia, esta conferência, subordinada à integração das questões da Biodiversidade na competitividade das empresas, juntou mais de 450 participantes, representantes de empresas multinacionais e nacionais, interessadas nesta temática.
As empresas que adoptam a filosofia “Business & Biodiversity”, como é o caso do grupo Portucel Soporcel, passarão a ter um papel mais activo na procura de soluções capazes de conciliar os desafios ambientais com a sua estratégia de negócio. “A biodiversidade é hoje encarada, a seguir às alterações climáticas, como o grande tema do século” salientou Francisco Nunes Correia – Ministro do Ambiente num encontro com jornalistas sobre esta iniciativa.
A conferência contemplou um conjunto de sessões plenárias que contaram com a participação de representantes ao mais alto nível de entidades governamentais, de empresas que operam à escala global e de organizações não governamentais. O grupo Portucel Soporcel esteve presente neste evento através da participação do Presidente da Comissão Executiva, o Dr. José Honório, como orador no painel subordinado ao tema “Business Perspectives on Biodiversity Challenges – What Can European Business do?”. Durante a sua apresentação o Dr. José Honório teve oportunidade de realçar a necessidade de a União Europeia discutir e aprovar em sede da Organização Mundial do Comércio os mecanismos reguladores tidos por necessários para combater o “dumping” ambiental criado por agentes económicos que fabricam e comercializam produtos numa base concorrencial desequilibrada, sem respeito pelo Ambiente e pela conservação da Natureza, e para estimular os que operam à escala global de acordo com os princípios da sustentabilidade e da biodiversidade.
Em simultâneo com a conferência internacional Business & Biodiversity, o Grupo formalizou a sua adesão à iniciativa CountDown 2010, através da assinatura de uma Declaração que representa um compromisso voluntário de contribuir para travar a perda da biodiversidade, nomeadamente através do controlo dos impactos da sua própria actividade, prática já assumida pelo Grupo no âmbito da gestão sustentável dos seus recursos florestais.
A Iniciativa Countdown 2010, desenvolvida no seio da World Conservation Union (IUCN), reúne altos representantes de organizações e empresas que à escala mundial assumem importantes compromissos políticos no sentido de travar ou reduzir significativamente, até o ano 2010, a perda de biodiversidade. Esta iniciativa tem como princípios fundamentais a autonomia de actuação das entidades aderentes, a base científica e a transparência das acções e práticas por elas desenvolvidas.
Com a adesão a esta iniciativa o grupo Portucel Soporcel assume também, formalmente, a partir de agora, uma co-responsabilidade de comunicar, sensibilizar e educar para o ambiente.
Este compromisso voluntário é o reforço de uma filosofia de gestão levada a cabo pelo Grupo e muito recentemente reforçada com a assinatura de um Protocolo de Entendimento estabelecido com o Instituto para a Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), bem como através da publicação da Declaração de Biodiversidade do grupo Portucel Soporcel.
Neste sentido, o Grupo vai continuar a apostar em parcerias com entidades que visam a valorização dos recursos naturais à escala global, como é o caso da WWF – World Wide Fund for Nature, entidade com a qual o Grupo de encontra a desenvolver um projecto relevante nas Áreas de Alto Valor de Conservação.
Também através da sua participação activa em organismos como o WBCSD – World Business Council for Sustainable Development, o BCSD-Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável e a Iniciativa Countdown 2010 – Save Biodiversity, o Grupo irá reforçar a sua colaboração em projectos que têm como fim último a preservação e a conservação da Natureza.
Sem comentários:
Enviar um comentário