quarta-feira, 26 de setembro de 2007

LETRA C (GLOSSÁRIO DO MUSEU DA IMPRENSA)


Caixa - É um dos principais utensílios da tipografia. Espécie de caixão dividido em diferentes partes, a cujas divisões se dá o nome de caixotins e onde se deitam as correspondentes sortes (tipos em chumbos).

Calandra - máquina onde se assetina o papel .

Calcografia - Arte de gravar em metal.

Carácter - Forma que se dá à letra. Cada carácter tem um desenho diferente. Os primitivos caracteres eram em madeira.

Carcela - Tira de papel ou de pano que liga as folhas ou gravuras soltas do livro. Tiras de cartolina, de pouca ou muita espessura, para intercalar no livro quando é necessário aumentar a grossura do lombo.

Cartonar - Encadernar em cartão.

Cavalete - Nome do móvel onde o tipógrafo trabalha e se metem e guardam as caixas tipográficas. São construídos em madeira e em plano inclinado.

Cerografia - Arte de gravar em que se proteje com cera a parte da prancha metálica para não ser danificada pelos ácidos.

Chanfrador - Pequena máquina em ferro muito útil para cortar filetes de bronze, quando se deterioram nas extremidades e em diferentes sentidos.

Cícero - Fundição de 12 pontos tipográficos, chamada letra gorda. Unidade de medida tipográfica, com 12 pontos equivalente a pouco mais de 4,5 mm

Cisalha - Máquina muito usada pelos encadernadores para corte de cartão.

Clishé - Chapa de impressão obtido pelo processo de fotogravura, geralmente sobre placas de zinco ou cobre, assente e pregada sobre um bloco de madeira.

Cofre - Plano de ferro, de superfície nivelada, polida, que assenta e desliza sobre um carro. Parte móvel das máquinas cilíndricas e onde se colocam as páginas ou outras formas de imprimir.

Colofon - É a indicação do nome do impressor ou da imprensa e a data, que se colocam no final do livro. O colofon compôm-se geralmente em versais ou versaletes e dispõe-se em triângulo ou epitáfio.

Colotipia - Reprodução de desenhos por meio de ouro.

Componedor - Instrumento de que se serve o tipógrafo para a colocação de letras formando linhas de uma determinada largura. Consiste numa peça de madeira ou metal de diversas dimensões. Tem na extremidade direita, um bloco fixo, e, correndo ao longo do ângulo recto que forma o componedor, num perfeito ajustamento com outro bloco que se fixa em ponto desejado, formando a medida.

Compor - Acção de colocar as letras formando sílabas, palavras e linhas, no componedor e pela ordem que marca o original.

Composição - É o conjunto das linhas compostas no componedor, formando granéis, páginas, etc.

Cromolitografia - Arte de litografar com várias cores por meio de impressões sucessivas.

Cromotipografia - Arte de imprimir em cores. Emprega-se principalmente quando há sobreposição de tintas.

Cunhos - Pequenas peças de ferro destinadas ao aperto das formas, nas ramas.

Sem comentários: