O volume de transacções do título Inapa - Investimentos, Participações e Gestão, manteve-se hoje em níveis invulgares para o título, que no espaço de dois meses transaccionou mais de 11 milhões de acções, ou seja cerca de 40% do capital social.
Tiago Figueiredo Silva
A média diária de número de acções a mudarem de mãos nos últimos dois meses é superior a 252 mil, de acordo com a Lusa, mais do dobro da média diária desde o início do ano, que é de 141 844.
Este invulgar volume de transacções - a média diária de títulos transaccionados em 2006 foi de 30 962 - é atribuído por fontes do mercado à entrada de investidores institucionais estrangeiros, depois de ser conhecido o aumento de capital e o plano de reestruturação financeira da empresa.
Recorde-se que a Inapa aprovou em Maio um aumento de capital no valor de 122,8 milhões de euros, para 150 milhões de euros, que prevê seja realizado no final do terceiro trimestre, culminando um processo de recomposição dos capitais próprios da empresa.
O estado, através da Parpública, é o maior accionista da Inapa, com quase 30% do capital, seguido do BCP com cerca de 28%, através do banco Millennium bcp e outras sociedades do universo do grupo.
Além de Portugal, a Inapa tem empresas no mercado da distribuição de papel na Alemanha, França, Espanha, Suiça, Bélgica, Luxemburgo, Itália e Reino Unido.
No primeiro trimestre de 2007 a Inapa registou lucros de 500 mil euros, com as vendas a atingir os 280,6 milhões de euros.
Até 2010 a empresa quer aumentar o EBITDA (resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) recorrente dos 11,4 milhões que obteve em 2006 para 42 milhões de euros e conseguir um crescimento do volume de negócios de 1% ao ano.
As acções da Inapa fecharam hoje inalteradas nos 1,83 euros, tendo transaccionado 133 877 títulos.
Sem comentários:
Enviar um comentário